Como Organizar um Evento de Sucesso: Aspectos Gerais

Como Organizar um Evento de Sucesso: Aspectos Gerais

Os eventos podem ser divididos em comerciais, culturais, sociais, esportivos, gastronômicos, técnicos, cívicos, folclóricos, religiosos, artísticos, políticos etc.. Porém, as duas categorias principais são:

  • Eventos Sociais: que dizem respeito ao relacionamento entre as pessoas e comemorações pessoais, como casamentos, aniversários, batizados, bodas, noivados etc..
  • Eventos Corporativos: que estejam relacionados à instituições e empresas, como congressos, palestras, conferências, workshops etc..
eventos
Eventos

Pensa bem, qual o objetivo principal de qualquer evento? Alguns diriam que é celebrar, porém eu vejo que, na verdade, mais do que celebrar, qualquer evento tem como foco principal passar uma mensagem. Mesmo porque, um funeral é um evento e não existe nenhum tipo de celebração nele. Mas até mesmo um funeral, passa uma ou diversas mensagens para todos.

Assim sendo, a primeira preocupação de qualquer pessoa que queira organizar um evento deve ser com a mensagem a ser passada. Pense que todos os elementos do evento, têm que andar em perfeita harmonia para que você passe a mensagem certa aos convidados.

Então, vamos observar os seguintes aspectos:

  • Os Eventos sociais são aqueles em que os anfitriões querem passar a mensagem de felicidade, emoção e satisfação pessoal para seus convidados, certo? Já os convidados vão a esses eventos com o intuito de confraternizar, encontrar amigos e familiares, se divertir… O bom organizador vai fazer de tudo para que esses anseios sejam atendidos. Garantindo que o serviço de buffet seja perfeito, que nenhum contratempo atrapalhe o andamento do evento e que as pessoas saiam de lá tão felizes quanto entraram ou até mais.

Os eventos corporativos, por sua vez, têm o intuito de conseguir alguma vantagem para a instituição idealizadora do mesmo. Ou seja, por trás deles sempre existe um anseio maior que, invariavelmente, está ligado a obter lucro para a instituição. Lógico que nenhuma empresa ou organização vai promover qualquer evento para nada. Os maiores motivos são: apresentar/promover novos produtos e/ou serviços; investir em aperfeiçoamento/motivação dos funcionários e colaboradores; promover a boa imagem da empresa e com isso ganhar o respeito e admiração da comunidade; criar/consolidar network entre outras empresas, profissionais e organizações; conquistar novos clientes etc.. Então o responsável pela organização dos eventos corporativos precisa, acima de tudo, zelar pela mensagem e imagem passada. E para isso todos os pormenores devem ser observados, como a recepção, preferencialmente realizada por pessoas de boa aparência, gentis e capacitadas; atendimento a todas as necessidades dos participantes durante todo o evento; condução perfeita de todas as atividades; atenção aos horários; bom serviço de buffet etc.. Em suma, garantir que todos saiam dali com mais apreço e afinidade pela instituição idealizadora do evento. Veja Como Organizar um evento corporativo.

Relacionados

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *