Como organizar uma festa de 15 anos

Como organizar uma festa de 15 anos

E a gente fica na dúvida de quem sonha mais com a festa de 15 anos: a mãe ou a filha? Só não temos dúvida de que esta é uma das datas mais importantes para uma garota. E deve sim ser comemorada, afinal é a mudança mais extrema que ela terá na vida.

Há uns anos atrás muitas meninas começaram a trocar a festa de 15 anos, por algum presente que elas desejavam muito ganhar. Inclusive, no fim da década de 90, muitas trocaram esta festa única por computadores. Com o passar dos anos, porém, bateu o arrependimento.

Festa de 15 Anos
Festa de 15 Anos

Hoje, vemos muitas mulheres comemorando seus 30 ou 40 anos como se fosse os 15, justamente porque abriram mão dele no passado. Então, para você que está aí na dúvida, pense que você terá muito tempo para realizar todos os seus desejos, mas apenas uma chance de comemorar seus 15 anos.

Separamos um passo a passo que irá facilitar em muito sua vida, na organização deste dia tão especial:

  • Faça o planejamento orçamentário

Primeira definição a ser feita é, sem dúvida, o valor disponível para investir nesta festa. Depois de levantar este valor, é hora de começar a orçar todos os serviços e produtos que devem ser contratados. O bom é que você faça, no mínimo 3 orçamentos para cada item do evento. Assim, você terá como negociar com eles e chegar a um preço melhor. Os principais são: local, buffet, filmagem, fotografia e figurino.

  • Escolha bem o local

Parte importantíssima e deve ser a segunda definição.. Dê preferência para locais que tenham:

  • Boa acessibilidade,
  • Segurança, temos serviço de segurança para evento
  • Bom acabamento (assim a decoração fica mais barata),
  • Boa iluminação (evita gastos com iluminação extra),
  • Seja climatizado,
  • Seja coberto para o caso de chuvas
  • Data e horário bem pensados

Este item é bem pessoal para cada aniversariante, mas também é de suma importância. Avalie quais as melhores datas, partindo do tipo de convidados que você terá. Se você mora em grandes centros e tem muitos familiares no interior, um feriado prolongado seria ideal. O início do mês é a melhor opção para realizar festas, pois as pessoas estão menos estressadas e preocupadas. O horário padrão para festas de 15 anos é às 22 horas, mas não é uma obrigatoriedade. Caso você tenha irmãos muito pequenos ou avós muito idosos, é mais interessante realizar a festa um pouco mais cedo.

  • Sua festa = seu estilo

Sua mãe ama rosa e adora vestidos estilo princesa, acertei? Mas você tem estilo orgânico meio hippie chick… Chama sua mãe lá e pede ela para ler o que vou escrever agora: “Por mais difícil que seja, mãezinha, é a festa da sua filha. Ainda que ela faça escolhas bizarras, pense que no futuro você se vinga rindo muito quando verem o álbum de fotografias.”. Por outro, lado, debutante, toma cuidado porque quando vejo algumas escolhas que fiz na minha própria festa tenho vontade de botar fogo no álbum. Tentem entrar num acordo, mas lembrem-se: a festa deve seguir o estilo da aniversariante!

  • Evite os “penetras”

Pense que meninas de 15 anos estudam e é normal que todos queiram participar desta festa. Mas no mundo real, sabemos que isso não é exatamente possível, certo? Então, é muito importante investir num convite “indispensável” á prova de fraude. Hoje em dia, existem empresas especializadas nos convites com código de barras e é um bom investimento. Além disso, muitos são os relatos de traficantes que invadem estas festas e causam estragos absurdos com venda de drogas ilícitas para menores de idade.

  • Lista de convidados enxuta

É difícil mas não é impossível. Sabe qual o número ideal de convidados para uma festa de 15 anos? Varia entre 250 a 350. E existem algumas regrinhas fantásticas para conseguir isso. Veja como abaixo:

  • Faça uma lista com todos os nomes que vierem à sua cabeça, peça seus pais e irmãos para participarem também;
  • Com esta primeira lista em mãos (cerca de 500 pessoas), vá cortando nomes de pessoas que você não vê, nem conversa há mais de 1 ano. Porque num ano temos todas as datas comemorativas e todas as estações, se essa pessoa e você não tiveram contato em todos esses momentos, significa que não têm muito vínculo;
  • Com a segunda lista em mãos (cerca de 400 pessoas), vá cortando nomes de pessoas que você convidaria apenas por “obrigação”. Entenda: ninguém é obrigado a convidar ninguém. E se alguém se sentir magoado com isso, paciência!
  • Com a terceira lista em mãos (cerca de 350 pessoas), é hora da aniversariante sozinha avaliar se tem algum nome ali no qual ela não faz a menor questão de convidar. Por quaisquer motivos que seja: é um amigo(a) do irmão que ela nem conhece, é uma amiga do trabalho da mãe que ela não gosta etc..
  • Então você chegará na lista oficial (que ainda pode mudar por questões de “adolescência”).
  • Convite bem feito

Me responda: quantos convites você tem guardados de todos que já recebeu na vida? A resposta é nenhum ou no máximo 5, né? Convites só servem para comunicar e informar sobre o evento que você vai realizar. Caso você tenha um orçamento grande, beleza! Invista no convite de seus sonhos. Mas quando seu orçamento é enxuto, opte por um convite mais simples e reserve o dinheiro para outros itens mais importantes e legais.

  • Cardápio acertado

Em aniversários de 15 anos, grande parte dos convidados são adolescentes. Então o cardápio deve privilegiá-los. Só não vale esquecer dos demais convidados que são crianças, adultos e idosos. Pense também que algumas pessoas não comem carne, outros têm diabetes etc.. O melhor é discutir o cardápio com seu buffet, pois eles são muito experientes nestas questões. Temos a Opção de Buffet de Churrasco

  • Atenção especial aos prestadores de serviços

Fotografias, filmagem, vestuários, iluminação, efeitos especiais etc.. Fique de olho constantemente neles, peça referências, investigue se eles possuem licenças e alvarás de funcionamento e/ou sanitários. Enfim, não troque a certeza do bom prestador pelo preço do prestador desconhecido, a não ser que tenha garantias do seu serviço.

  • Agradecimentos

Hoje em dia é de muito bom tom preparar um pequeno cartãozinho ou alguma mensagem pelas redes sociais para agradecer o comparecimento do convidado à sua festa. Tente dar este feedback de forma personalizada, inclusive agradecendo pelo presente recebido. Este gesto, além de mostrar sua boa educação, ainda leva carinho para as pessoas. A Brasa Eventos é especializa em Suporte para Eventos

Relacionados

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *