Dicas para escolher a melhor data para seu evento

Dicas para escolher a melhor data para seu evento

Qualquer evento para alcançar sucesso, precisa seguir algumas regrinhas de ouro. Creio que a primeira e mais importante delas é a data. E muitas pessoas não se importam muito com isso. Elas simplesmente escolhem um dia que seja mais apropriado à sua própria agenda e esquecem que, num evento, a satisfação dos convidados vêm acima da satisfação do anfitrião. Abaixo algumas dicas que vão te ajudar muito nesta definição:

  1. Melhor época do ano para casamentos

Casamentos devem, preferencialmente, ser realizados em épocas de seca, pois chuvas sempre causam desconfortos. Além disso, ainda que não chova, essa época de chuvas é sempre no verão e como nosso país é de clima tropical, casamentos realizados no verão causam transtornos pela alta temperatura. As maquiagens borram com o suor, as crianças ficam desconfortáveis com as roupas etc.. Evite também escolher os meses de frio intenso, principalmente se você mora no sul do país. As melhores estações são a primavera e o outono. Veja, Casamento com Buffet de Churrasco.

Dicas Casamento
Evento Casamento

 

  1. E os aniversários?

Já os aniversários não podem seguir a regra acima, pelo motivo óbvio de serem realizados próximo ao dia de nascimento do aniversariante. Existem algumas superstições que proíbem comemorar o aniversário antes ou fora da data exata. Caso você não tenha problemas com isso, o melhor é escolher um dia que esteja próximo ao dia de pagamento dos convidados. Não porque serão mais generosos com os presentes, mas porque é uma época em que estão mais tranquilos e despreocupados, consequentemente aproveitarão mais a festa.

Dicas Evento Aniversario
Dicas Evento Aniversario
  1. É bom realizar eventos em feriados prolongados?

Depende de algumas questões. Caso seu evento seja para angariar dinheiro, por exemplo, analise se sua cidade fica vazia ou cheia nos feriados (cidades turísticas ficam cheias e capitais como São Paulo ficam vazias). Casamentos e aniversários em cidades vazias são excelentes pelo fluxo contrário de carros para os convidados que veem de fora. Além disso, os convidados terão mais tempo para viajar, descansar e aproveitar a festa.

  1. Qual o melhor dia da semana para realizar um evento?

No Brasil definitivamente é o sábado. Pois grande parte das pessoas não trabalha nem estuda no domingo. Então, pressupõe-se que terão o outro dia para recuperarem-se dos excessos cometidos. Porém existem algumas exceções… Pessoas que são sabadistas, ou seja, guardam o sábado, geralmente realizam seus eventos no domingo. E se este for seu caso, prefira o período matutino ou vespertino do domingo para que seus convidados tenham um intervalo de descanso antes de iniciarem suas atribuições na segunda feira. Hoje em dia, muitas pessoas estão optando por realizar aniversários infantis nas terças, quartas, quintas e sextas. Isso se deve ao fato de que os alugueis e prestações de serviços são mais em conta nesses dias. E como os aniversários infantis geralmente têm curta duração, não vai ser cansativo para os convidados irem trabalhar e estudar no outro dia.

  1. Observe os eventos que concorrem com o seu.

Vamos supor que você fará um evento beneficente para arrecadar fundos. Escolha uma data que não coincida ou seja próxima a outros eventos beneficentes. Caso contrário, as pessoas terão que decidir em qual deles ir. Se você deseja fazer a apresentação de um novo produto, por exemplo, fuja de datas que tenham shows e grandes eventos já agendados, pois a disputa por público se torna injusta. Você também pode ver como organizar evento corporativo.

Relacionados

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *