Empresas Inteligentes Apostam em Eventos

Empresas Inteligentes Apostam em Eventos

Não sei dizer como é em outros países, mas aqui no Brasil, meu amigo, a gente adora um evento. Nem futebol nem carnaval, paixão nacional mesmo é festa. Do churrasquinho na laje ao jantar de gala da empresa. Todo brasileiro ama confraternizar enquanto come e comer enquanto confraterniza. E as empresas antenadas já perceberam isso há anos. Perceberam, inclusive, que investir em eventos para os funcionários não é perda de dinheiro. Muito pelo contrário…

Vamos aos dados. Segundo a revista Gestão e Negócios, “Tudo isso tem um resultado claro: a empresa colhe funcionários motivados e comprometidos”. A mesma revista relata ainda que em alguns casos, há um aumento de até 10% nas vendas quando a empresa investe em eventos para os colaboradores. Micheli Gargalhone, assessora de direção de uma empresa, ao ser entrevistada pela revista Gestão e Negócios, justifica esse investimento: “(…) Sem contar que, quando as pessoas se juntam, trocam ideias, surgem novos pensamentos e a lâmpada ascende”.

E você, micro e pequeno empresário, não pense que este é um privilégio apenas para as empresas de grande porte. Claudia Cardillo, gerente de novos negócios da Stap Comunicação, explica que: “Os micro e pequenos negócios também podem entrar nessa onda e promover eventos de incentivo e motivacionais tanto para o público interno, quanto para o externo”. Pois, mais importante do que o dinheiro a ser investido, é a criatividade com a qual esta atividade deve ser encarada.

Para você que ficou interessado em surfar nessa onda, o melhor caminho para começar é este:

  • A primeira ação a ser tomada é destinar uma verba anual para esta finalidade. Lembre-se: não encare esta verba como um passivo, encare como um investimento que lhe trará grandes recompensas.
  • Com a verba já definida, é hora de calcular o valor médio de cada evento. Para isso as informações mais importantes são: número de funcionários e o tipo de evento que você quer realizar.
  • Agora, é hora de determinar quantos eventos você deseja realizar durante o ano e delegar a algum funcionário a responsabilidade de organizar estes eventos. Observe neste momento quem da sua equipe possui habilidades para isso e esteja sempre a par de todas as decisões tomadas.

E a parte da criatividade, onde entra? E se minha verba for pequena, como vou conseguir realizar eventos para meus funcionários? Acima, nós apontamos o caminho do ponto de vista gerencial para implantar estas atividades em sua empresa, certo? Agora, abaixo, listaremos algumas ideias e casos de sucesso para você se inspirar:

eventos_corporativos
Eventos Corporativos
  • Vá criando nos funcionários um clima de festa com antecedência, promovendo o engajamento de todos, porque assim a animação pré-evento vai tomar conta do ambiente de trabalho.
  • É lógico que todos gostam de festas espetaculares, porém, não se iluda. Toda festa é boa e bem vinda. Então vale á pena separar um espaço dentro da própria empresa e presentear os funcionários com metade do expediente num churrasco simples, porém divertido. Para isso, basta contratar um serviço de churrasco, que vale o investimento e te poupa de todo o trabalho.
  • Além dos motivos comuns para comemoração como bater metas, aniversário da empresa, fechamento de contratos e fim de ano; existem também outras comemorações que as empresas costumam deixar passar. Que tal comemorar de formas diferentes os aniversariantes do mês? E um café especial para confraternizar a páscoa? Já pensou em receber seus colaboradores com uma mesa cheia de quitutes de festas juninas? Além de esquentar o frio do inverno, você dá um gás a mais na sua equipe.
  • Existem empresas especializadas em buffet para empresas. A parte boa é que, além de você não ter que se preocupar com a preparação nem a limpeza pós-evento, ainda existe a possibilidade de fechar um pacote e obter desconto por fidelização.

Enfim, motivos para comemorar não faltam e de qualquer forma que você escolher, tenha certeza de que será bem vinda. O mais importante é o ambiente harmônico entre os colegas de trabalho. E nada melhor do que esses pequenos eventos para que as amizades se firmem.

Relacionados

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *