Eventos Corporativos

Eventos Corporativos

Quem nunca se viu perdido sem saber a diferença exata de um simpósio para um congresso? E a palestra que a gente nunca sabe se é uma conferência… Bora matar de uma vez por todas esses fantasmas dos eventos corporativos? Abaixo, de uma forma bem didática, os eventos e suas particularidades:

  • Brainstorming

Esta palavra traduzida para o português significa “debate”. Porque, quando separamos ela ao meio, “brain” é cérebro e “storming” é tempestuosidade. O que acontece com cérebros tempestuosos? Eles debatem. E este evento é exatamente isso: o estímulo ao pensamento livre com foco em solucionar problemas.

Eventos Corporativos
Eventos Corporativos
  • Conferência

Grande parte das pessoas confundem conferência com palestra. A diferença é bem simples: conferências são mais formais, palestras podem ser mais descontraídas. Nas conferências, sempre haverá uma autoridade em algum tema, discursando para um grande número de pessoas e um presidente de mesa para conduzir a apresentação. Conferências são marcadas também pela presença de um certo protocolo onde, por exemplo, perguntas só são permitidas por escrito e identificadas.

  • Congresso

Esse é fácil de lembrar. É aquele evento grande, cheio de atividades diferentes e que, normalmente, demanda mais que um dia. Os congressos têm como objetivo debater ou apresentar um ou vários temas para um segmento específico. Num congresso, os organizadores lançam mão de vários eventos diferentes, como mesa redonda, palestras, work shop, conferências etc..

  • Convenção

É uma reunião mais elaborada, com profissionais de uma mesma empresa ou ainda, com profissionais do mesmo ramo entre empresas diferentes. Muito usada para lançamento de produtos/serviços, comemorações e/ou vendas.

  • Debate

Dois ou mais oradores, cada um deles defendendo sua tese em relação à algum assunto. Nos debates existe a presença do público que interage fazendo perguntas, aplaudindo e protestando, quando o protocolo permite. Os debates são muito usados em campanhas políticas.

  • Fórum

É um grande debate que envolve todos os presentes. Conta sempre com a presença de um mediador, que apresenta o tema e vai coordenando a interação livre dos participantes.

  • Mesa Redonda

É uma reunião, geralmente, numa mesa redonda mesmo, com a presença de alguns especialistas em determinadas áreas. O interesse principal é discutir algum ou alguns temas, diante da abordagem de cada um dos envolvidos.

  • Painel

Muito parecido com a mesa redonda. Basicamente existe um semi círculo formado ao centro com integrantes de um mesmo grupo defendendo a mesma ideia para um grupo maior de pessoas. Geralmente as discussões são polêmicas e questionadoras.

  • Palestra

Um dos eventos mais comuns, as palestras contam com a presença de um palestrante, que aborda um assunto e discursa sobre ele. Há a abertura para perguntas e até mesmo alguns debates. Numa palestra geralmente a plateia conta com um número grande de pessoas e não existe muita formalidade.

  • Simpósio

O simpósio e a conferência são muito confundidos, porque o protocolo de ambos exige tom formal, um coordenador e perguntas escritas e identificadas. Porém, a diferença principal entre elas é que na conferência o normal é que se tenha apenas um conferencista. O simpósio conta com a presença de alguns especialistas renomados e as apresentações são de caráter científico.

  • Seminário

Atividades sequenciais, coordenadas por instrutores capacitados para levar os participantes a desenvolver conhecimento, aprendizagem e capacidades em algum campo específico. Não existe a necessidade de chegar a conclusões no que diz respeito aos debates que vão aparecendo no decorrer das atividades. Veja Empresas Inteligentes Apostam em Eventos.

Relacionados

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *