Setembro é o novo maio para as noivas?

Setembro é o novo maio para as noivas?

Então… vira e mexe ouvimos dizer que maio já não é mais o mês das noivas. Ele perdeu seu posto para o mês de setembro. Mas e aí? Isso é verdade?

Mais ou menos… Creio eu que é meio impossível destituir o mês de maio como sendo o mês das noivas, por alguns motivos óbvios:

  • É o mês de Maria e vivemos numa sociedade com maioria católica;
  • É uma tradição que teve seu início na Idade Média. Difícil ser substituída tão fácil.
  • É um mês onde, normalmente não chove. E casamento sem chuva é o que querem todos os noivos;
  • É o início do frio no Brasil. Isso é bom tanto para a festa do casamento, onde as pessoas usam trajes mais elegantes, sem precisar se cobrir tanto; quanto para a lua-de-mel que fica muito mais “gostosa” no friozinho.

Tá, mas vamos e convenhamos… E o setembro? Ele é bom para se casar mesmo ou não? Melhor você tirar suas próprias conclusões. Veja todos os prós e contras abaixo:

  • É mais barato casar no mês de setembro?

Na verdade, era mais barato. Hoje não é mais. Porque é lógico que o mercado dos casamentos é igual a qualquer outro mercado. O que determina o preço é a lei da oferta e procura. Antes era barato porque não era um mês muito procurado pelas noivas. A partir do momento que ele tomou fama de “novo maio”, passou a ser muito concorrido e os preços subiram.

  • O cardápio é mais variado no mês de setembro?

Muitas pessoas pensam que frio ou calor intenso interfere no apetite e paladar das pessoas. Isso é, de certa forma, um engano. Primeiro porque hoje em dia, grande parte dos salões são climatizados. Segundo porque os buffets sempre vão oferecer opções que mais se adaptem à estação do ano em que ocorrerá seu casamento.

  • O clima é melhor para casamentos em setembro?

Depende de onde você mora. Norte e nordeste fazem calor o ano todo, então não tem muita diferença. No sul do país setembro não está no alto inverno mais, então o clima é agradável. Já no sudeste, se você mora no litoral, prepare-se para muito vento. No interior o clima também é agradável.

  • A questão do 13º faz diferença para os casamentos em setembro?

Também é outra questão que depende muito do tipo de trabalho que você desempenha. Algumas empresas adiantam o 13º a partir de setembro. Outras empresas pagam este benefício integral no mês de dezembro. Certo é que o mês de setembro é muito mais tranquilo em termos financeiros, pois como todos sabem, o brasileiro fica “enforcado” de janeiro a maio.

  • Por ser início da primavera é melhor para comprar as flores do casamento?

Sim. As flores são mais baratas em setembro, porque é quando estão na florada e não precisam muito do uso de estufas e outros recursos usados nas outras estações. Porém, se você pensar bem, o investimento com flores não é tão grande assim. Você acaba gastando muito mais com o aluguel do salão e buffet por exemplo.

Relacionados

Deixe Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *